segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O segredo das Especiarias!!! Arômatas!!!Spicessssssssss!!



Saudações, caros confrades do blog!!


Fico muito à vontade para tratar desse assunto, dado o envolvimento com o tema proporcionado pela vida, não por meu merecimento. Quero falar dos arômatas, das especiarias...

Elas já foram consideradas artigos de bruxaria...já foram motivo para invasões e conquistas...já determinaram regiões como o Crescente Fértil, a Samaria e a Suméria...já foram usadas como medicamento, perfumaria...alguns reis se cobriam delas para se proteger dos maus espíritos...na Ilha de Lesbos, as discípulas da bela Safo, poetisa do século VII antes de Cristo, se perfumavam com canela e cálamo...outros reis e imperadores se banhavam em infusões que prometiam longevidade e até mesmo imortalidade...

já foram citadas nos principais livros da história como o Alcorão e a Bíblia, no Cântico dos Cânticos, no Bagavaghita, no Mahabharatha e no Kama Sutra...algumas foram ofertadas como dádiva a Salomão pela Rainha de Sabá junto a 10 toneladas de ouro...outras estão presentes na unção e na proteção, como a Mirra entregue a Yeshua junto à mangedoura (mangia torium - lugar de comer)há mais de dois mil anos atrás... algumas já foram e continuam sendo usadas como estimulantes da psique, outras como ativadoras dos ânimos sexuais....

algumas já foram motivo de batalhas entre povos irmãos, outras aproximaram povos antes inimigos...algumas foram levadas do oriente para o ocidente como moeda...algumas já foram usadas como tingimento para tecidos...e outras, para tingimento da pele...algumas foram banidas das mesas por descaso, por desconhecimento de suas propriedades ou até mesmo por lembrarem um passado de vergonha que "deveria" ser esquecido.

Algumas delas são um "elo com Deus", outras, com o demônio. Umas já se tornaram nome de livros (como "A senhora das especiarias" de Chitra Dwakaruny ou o Livro das Maravilhas, de Marco Polo), músicas, filmes, obras de arte.... A verdade é que elas podem ser consideradas como um dos maiores presentes da natureza e, por consequência, um dos maiores fenômenos de consumo no mundo todo, dado à versatilidade de usos e sentidos, porém, empregadas em todas as cozinhas em qualquer parte do planeta, de acordo com a sua disponibilidade ou garantia de acesso.

Falo das Especiarias, Ervas e Arômatas, empregadas a serviço do homem desde tempos imemoriais. Seu uso e aplicação se caracteriza por um continnum na evolução da cultura material e imaterial ao longo da história humana. A diversidade de sujeitos gera uma multidiversidade de sentidos e orientações em relação à arte de preparar e servir um alimento cumulado dos melhores sabores associados aos arômatas, dada a magia da confecção e transformação da matéria bruta em algo belo, oloroso e saboroso, digno de louvores.

Este ato gastronômico, por vezes mágico, foge do trivial cozinhar e se lança em um universo mais subjetivo, mais elemental, longe dos prazeres mortais... As cores, o aroma, a forma alterada, os matizes, os paladares, todos eles fazendo parte de um objeto que pode, e deve, ser analisado como consorte da vida em hospitalidade.
A referência mais remota do ato da alimentação em grupo se dá na pré-história, quando os homens eram responsáveis pela caça e pesca, enquanto as mulheres se dedicavam a colher frutos e raízes. As mulheres, portanto, deram à humanindade um novo "sentido" ao descobrir os sabores e aromas presentes nestas iguarias.

O ato gastronômico está, intimamente, relacionado com o alimento, sua origem, forma, sabor, estrutura, coloração; como ele é feito, com que técnica, a que temperatura, por quanto tempo, de que forma se dão os procedimentos; e porque ele é feito, o que leva ao seu manejo, quais motivos expressam a carga cultural que o envolve, que relações permite...?

Nenhum destes elementos anteriores teriam sentido sem o sujeito, o principal agente de transformação da matéria bruta em presente legado. O sujeito é quem estabelece o elo único, irreparável e digno de reverência entre alimento e ser humano, pois empresta às iguarias toda a interpretação das experiências, todo o poder adquirido através do tempo e das trocas, tudo o que lhe faz singular.
Esse conhecimento que nos permite conhecermos a nós mesmos, expresso pelo emprego das especiarias, deve ser oportunizado a todos, visto que há mais coisas por trás de um aroma do que possamos imaginar.

Nossa tarefa, então, prezados alunos e alunas, é levantar o maior número de especiarias, sem repetí-las nos comentários, a não ser em caso de uma informação a ser adicionada. Vamos listar aqui o nome, a origem, em que é usada, curiosidades...ou seja, vamos contribuir para o enriquecimento de nossas práticas e de nosso conhecimento.

Um grande abraço a todos e a todas

Prof. Esp. Therbio Felipe Moraes Cezar